O jogo da vida
O quê é o jogo da vida?
O jogo da vida é um algorítimo desenvolvido por John Horton Conway um matemático e é capaz de representar como ecossistemas inteiros interagem entre si de uma forma abstrata.
Você pode ver uma demonstração funcional em: lifecicle
Eu acho incrível como essa simples demonstração é capaz de tocar em campos como filosofia, matemática, ciência da computação e ser um clássico dos jogos que marcou o início de uma era.
Essa concepção dada por John Horton Conway, um matemático britânico nascido em 37, não pode ser considerada inteiramente um jogo, pois não tem personagens jogáveis no sentido convencional.
Isso está mais próximo de um mundo com "vida" própria. Inclusive, vida ou life, em inglês, é o nome desse jogo, que consiste em quatro regras básicas.
- Qualquer célula viva com menos de dois vizinhos vivos morre por subpopulação.
- Qualquer célula viva com dois ou três vizinhos vivos vive para a próxima geração.
- Qualquer célula viva com mais de três vizinhos vivos morre por superpopulação.
- Qualquer célula morta com exatamente três vizinhos vivos se torna uma célula viva por reprodução.
Sim, esse é o jogo.
E você deve estar se perguntando porque ele é uma referência em tantas áreas diferentes, não é?
Bom, por mais que seja extremamente simples, o jogo da vida tem uma profundidade inestimável, pois traz à tona centenas de milhares de padrões diferentes conforme as gerações vão passando.
Esses padrões podem ficar estáticos por um tempo, se movimentar pelo tabuleiro e trazer à tona até mesmo os conceitos básicos da computação como um todo.
Esses padrões são fruto de estudos científicos há décadas em uma área chamada de emergência, que se refere a como certos padrões de um sistema podem emergir de regras simples e interações entre seus componentes.
Agora o mais inusitado para a área da ciência da computação...
Esse jogo é Turing Complete, o que significa que, com as configurações certas, ele pode simular uma máquina de Turing, isso é um modelo abstrato que define um computador universal.
Bom, em teoria, esse jogo, se dado as configurações iniciais certas e espaço o suficiente no tabuleiro, é capaz de executar qualquer cálculo ou algorítimo computacional...
Isso é teoria do caos completa.
E falando em teoria do caos, não preciso nem dizer por que ele também toca na filosofia.